4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia e EUA ainda sem acordo de troca de prisioneiros

Rusia, EEUU, acuerdo, intercambio, prisioneros

Rússia e EUA ainda sem acordo de troca de prisioneiros

Moscou, 28 Jul (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou hoje que os governos da Rússia e dos Estados Unidos ainda não chegaram a um acordo sobre a troca de prisioneiros.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da nação eurasiana, María Zajárova, afirmou em entrevista à imprensa que os órgãos correspondentes em Moscou e Washington “mantêm conversações” sobre o assunto, em correspondência com as instruções emitidas pelos chefes de Estado de ambos países.

“Até agora não conseguiram um resultado concreto”, enfatizou o diplomata.

Zakharova acrescentou que no decorrer dessas negociações “é necessário levar em consideração os interesses das partes”.

As declarações da porta-voz da entidade diplomática russa respondem ao anúncio, feito na véspera, pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, de que Washington fez “uma proposta substancial” a Moscovo para facilitar a libertação dos cidadãos da nação de Paul Paul Whelan e Brittney Griner.

Nesse sentido, a rede CNN informou anteriormente que o governo dos Estados Unidos ofereceu ao cidadão russo Víctor Bout em troca de Whelan e Griner.

A jogadora de basquete Brittney Griner, duas vezes medalhista de ouro olímpica, foi detida em um aeroporto de Moscou em 18 de fevereiro depois que policiais, avisados ​​por um cão policial, descobriram cartuchos de vaporizadores de óleo de cannabis em sua bagagem.

Após o incidente, foi aberto um processo criminal contra ele por contrabando de drogas; Griner pode pegar de cinco a 10 anos de prisão.

A jogadora de 31 anos estava jogando pelo clube russo de basquete UMMC Ekaterinburg e durante a entressafra pela Associação Nacional de Basquete Feminino dos EUA.

Por sua vez, Paul Whelan, que além de americano também é cidadão do Canadá, Irlanda e Reino Unido, foi preso na Rússia em dezembro de 2018 sob a acusação de espionagem. Um tribunal de Moscou o condenou a 16 anos.

Whelan, um ex-fuzileiro naval, nega as acusações e insiste que viajou para o país eslavo para o casamento de um amigo.

Enquanto Víctor Bout é um empresário russo acusado de tráfico de armas, que cumpre pena de 25 anos em uma prisão norte-americana, acusado de conspirar para matar cidadãos daquele país e apoiar o terrorismo.

mem/odf/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES