A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da nação eurasiana, María Zajárova, afirmou em entrevista à imprensa que os órgãos correspondentes em Moscou e Washington “mantêm conversações” sobre o assunto, em correspondência com as instruções emitidas pelos chefes de Estado de ambos países.
“Até agora não conseguiram um resultado concreto”, enfatizou o diplomata.
Zakharova acrescentou que no decorrer dessas negociações “é necessário levar em consideração os interesses das partes”.
As declarações da porta-voz da entidade diplomática russa respondem ao anúncio, feito na véspera, pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, de que Washington fez “uma proposta substancial” a Moscovo para facilitar a libertação dos cidadãos da nação de Paul Paul Whelan e Brittney Griner.
Nesse sentido, a rede CNN informou anteriormente que o governo dos Estados Unidos ofereceu ao cidadão russo Víctor Bout em troca de Whelan e Griner.
A jogadora de basquete Brittney Griner, duas vezes medalhista de ouro olímpica, foi detida em um aeroporto de Moscou em 18 de fevereiro depois que policiais, avisados por um cão policial, descobriram cartuchos de vaporizadores de óleo de cannabis em sua bagagem.
Após o incidente, foi aberto um processo criminal contra ele por contrabando de drogas; Griner pode pegar de cinco a 10 anos de prisão.
A jogadora de 31 anos estava jogando pelo clube russo de basquete UMMC Ekaterinburg e durante a entressafra pela Associação Nacional de Basquete Feminino dos EUA.
Por sua vez, Paul Whelan, que além de americano também é cidadão do Canadá, Irlanda e Reino Unido, foi preso na Rússia em dezembro de 2018 sob a acusação de espionagem. Um tribunal de Moscou o condenou a 16 anos.
Whelan, um ex-fuzileiro naval, nega as acusações e insiste que viajou para o país eslavo para o casamento de um amigo.
Enquanto Víctor Bout é um empresário russo acusado de tráfico de armas, que cumpre pena de 25 anos em uma prisão norte-americana, acusado de conspirar para matar cidadãos daquele país e apoiar o terrorismo.
mem/odf/bj