A doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 continua a se enfurecer em solo francês com a sétima onda de infecções, que as autoridades dizem ter ultrapassado seu pico epidemiológico.
Neste sentido, a pressão sobre os hospitais está diminuindo, onde 20,63 pessoas são admitidas, 35 menos do que ontem, incluindo 1.205 em terapia intensiva.
De acordo com a Saúde Pública da França, os novos casos foram 7.249, um número baixo em comparação com os dias anteriores, a partir do encerramento dos laboratórios no domingo.
Com relação à incidência do Covid-19, a fonte oficial relatou 500 infectados por 100.000 habitantes.
Na segunda-feira, o país entrou numa nova fase, com o fim da emergência sanitária decretado em março de 2020 após o surto da pandemia, de modo que o governo não poderá recorrer a medidas como o confinamento ou o uso obrigatório da máscara, a menos que a Assembleia Nacional adote uma lei de emergência.
Como um recuo se forem detectadas novas variantes altamente contagiosas do SARS-CoV-2, o executivo francês poderá reintroduzir os controles fronteiriços, em particular a exigência de um teste Covid-19 negativo para entrada e circulação dentro do país.
oda/wmr/bm