O dia começou com cinco territórios do sul sob vigilância, mas à medida que avançava, o alerta foi decretado pelo Météo France para outros 22 no leste e centro do país.
Segundo a entidade, o pico do terceiro episódio canicular, após os registrados em junho e início de julho, ocorrerá amanhã, com temperaturas de até 40 graus Celsius em algumas localidades.
A Météo France também previu que a onda de calor será mais curta e menos intensa do que as experimentadas nos meses anteriores, quando deixou vários recordes nos termômetros.
Cada onda de calor na França causa preocupação e traz à mente a registrada em 2003, à qual são atribuídas 15.000 mortes, daí os apelos das autoridades nacionais e locais para se manterem hidratadas e em lugares frios, evitar exercícios físicos pesados e álcool, e proteger os mais vulneráveis.
Nesta estação, o calor representa uma ameaça particular de incêndios florestais quando combinado com intensa seca e ventos.
Desde meados de julho, vários departamentos têm lidado com incêndios que já devastaram mais de 20.000 hectares de floresta e forçaram a evacuação de milhares de pessoas, especialmente no sul do país.
mem/wmr/bm