O Ministério das Relações Exteriores lamentou em uma declaração que o legislador visitou Taipé apesar da oposição de Beijing, independentemente dos danos aos laços bilaterais e da ameaça à paz e estabilidade na região.
Salientou que a ação constitui uma grave violação do princípio de Uma China e das disposições dos três comunicados conjuntos, pois Taiwan é uma parte inalienável do país e tem sido reconhecida como tal pelo mundo desde 1971, através da resolução 2758 da Assembleia Geral da ONU.
Lembrou que 181 nações têm laços com Beijing sob esta política universal e até mesmo Washington a reconheceu quando estabeleceu laços em 1979.
A China, disse o Ministério das Relações Exteriores, se opõe às visitas de congressistas americanos e o Poder Executivo tem a responsabilidade de detê-los.
Viu a viagem de Pelosi como uma grande provocação política, pois envolve o aumento do nível de trocas oficiais com Taiwan e nem a China nem seu povo podem aceitar isso.
Lembrou que esta questão é a mais sensível e importante nas relações bilaterais e agora desencadeou uma nova rodada de tensões sobre as repetidas tentativas de Taipei e Washington de mudar o status quo.
“Nenhum país, nenhuma força e nenhum indivíduo deve subestimar a firme determinação, forte vontade e grande capacidade do governo chinês e seu povo de defender a soberania do Estado e a integridade territorial, e alcançar a reunificação nacional”, disse ele.
O Ministério das Relações Exteriores observou que o gigante asiático prosseguirá com as medidas necessárias em resposta à visita de Pelosi e novamente responsabilizou as autoridades americanas e taiwanesas pelas consequências.
Além da declaração oficial, o Exército de Libertação do Povo emitiu um aviso de que a partir das 12:00 horas locais de 4 de agosto até as 12:00 horas de 7 de agosto “realizará grandes exercícios militares e atividades de treinamento, incluindo exercícios de fogo vivo nas áreas marítimas ao redor da ilha do sul e seu espaço aéreo”.
Ele indicou que, por razões de segurança, a passagem por mar e ar é proibida.
mem/ymr/bm