Nestes termos, a agência noticiosa VNA descreveu o desempenho dos seus compatriotas na data inicial da disputa, sediada na Indonésia, com a obtenção de 12 medalhas de ouro, nove de prata e 11 de bronze.
A voz cantante em tal performance foi carregada por ondinas e tritões da nação indochinesa, que subiram ao topo do pódio seis vezes, merecendo quatro segundos lugares e cinco medalhas de bronze.
Uma nota particularmente alta recebeu na piscina Le Thi Dung, quebrando o recorde da Asean Para Games nos 400 metros livres, categoria S8, com o tempo de 5m59s87.
O atletismo também fez um trabalho louvável e conquistou quatro títulos, o mesmo número de medalhas de prata e dois de bronze, enquanto os halterofilistas Chau Hoang Tuyet Loan e Dang Thi Linh conquistaram medalhas de ouro nas categorias 50 e 55 quilos, ambas com novos recordes regionais.
O Vietnã está representado nos Jogos Asean Para 11 por 122 atletas e sua meta é conquistar 40 medalhas de ouro e 60 de prata, desempenho semelhante ao alcançado na edição anterior desses eventos, realizado na Malásia em 2017.
Na competição em curso, que vai até 7 de agosto, os competidores vietnamitas mostrarão suas habilidades em oito das 14 disciplinas: atletismo, natação, levantamento de peso, badminton, tênis de mesa, xadrez, judô e tiro com arco.
Por outro lado, e segundo a própria fonte, a representação vietnamita conquistou ontem nove medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos XX Jogos Universitários da Asean (AUG), que decorrem na cidade tailandesa de Ubon.
Após quatro dias de competição, o Vietnã é o quarto colocado no quadro de medalhas, liderado pela Tailândia com 54 títulos de ouro, seguido pela Malásia (34) e Indonésia (31).
A delegação vietnamita, composta por 53 alunos, compete apenas em atletismo, taekwondo, esportes eletrônicos (e-sports), futsal, pencak silat e muay thai.
acl/mpm/hb