“Vamos defender a vida entre todos. Trabalhando em equipe, você vai mais longe na luta contra vírus e transmissões perigosas. #CubaEsSalud #CubaSalvaVidas”, escreveu o presidente cubano em seu perfil no Twitter.
Por sua vez, a vice-primeira-ministra Inés María Chapman fez um apelo nessa rede social a todos os territórios do país para ficarem alertas porque agosto, segundo ela, é um mês de férias, de chuvas, de calor intenso, o que torna bem complexo o situação para controle de vetores.
Na véspera, o ministro da Saúde Pública, José Angel Portal, exortou o cerco nas áreas de maior risco para garantir vigilância epidemiológica, atenção da forma mais oportuna, pessoal formado e tratamento adequado dos doentes.
Em uma reunião liderada por Díaz-Canel, Portal informou que no final da semana 30 (de 30 de julho), 11 províncias, 23 municípios e 33 áreas de saúde do país relataram transmissão de dengue.
Explicou que a incidência de casos suspeitos desta doença aumentou 35,5% em relação à semana anterior.
Informou ainda que a transmissão da Covid-19 aumentou 199,6% face a junho, com o número médio de casos por dia a subir para 68,3% frente os 22,2% da fase anterior.
mgt/evm/cm