O evento está programado para acontecer de 20 a 24 de fevereiro e homenageará a participante do assalto ao quartel Moncada (1953), Haydee Santamaría, que também foi combatente da Sierra Maestra, no leste de Cuba, na clandestinidade e no exílio, e fundadora da entidade continental.
Segundo os organizadores, o encontro analisará questões de política e gênero, exclusão e participação das mulheres na vida pública e seu acesso ao poder, sua relação com os movimentos políticos na América Latina e no Caribe; bem como questões de feminismo, saúde sexual e reprodutiva.
Convocado desde 1994 pelo Programa de Estudos da Mulher, o evento concentra suas atividades em conferências e painéis mestres de modalidade presencial, virtual ou combinada; e também inclui leituras, concertos e exposições.
Os interessados em se apresentar como painelistas devem enviar, até 20 de dezembro de 2022, um resumo de 250 palavras com o título da apresentação e o nome e sobrenomes do autor e da instituição a que pertencem.
A extensão dos trabalhos não excederá nove páginas digitadas em espaço duplo, equivalentes a 2.500 palavras e 20 minutos de leitura, que deverão ser entregues em texto impresso e escaneados, obedecendo às normas internacionais de notas, citações e bibliografia.
A projeção da equipe criativa para 2024 é realizar um colóquio internacional dedicado ao tema da mulher latino-americana e caribenha na história e cultura da primeira metade século XXI.
oda/yrv/cm