Dançar sem parar e desfrutar do talento de músicos que dão continuidade ao trabalho do maestro Juan Formell e outros artistas da nação antilhana foram as motivações de muitas pessoas na Espanha e na França, nas primeiras etapas de uma turnê prolongada pela pandemia do Covid-19.
Em declarações à Prensa Latina, a empresa Ysla Production, que organiza e promove a presença de Los Van Van no velho continente e também em África, destacou a recepção do público nos concertos do famoso grupo, que partilha com o público canções recentes e já tradicional.
Cidades espanholas como Barcelona, Madrid, Sevilha, Valência e a ilha de Gran Canaria receberam a orquestra, em apresentações que incluíram há poucos dias a 26ª edição do Festival Latino Villa de Teror, nas Ilhas Canárias.
No último fim de semana, Los Van Van seduziu o público entusiasmado do festival Tempo Latino, uma espécie de templo da música afro-cubana, latina e caribenha na cidade de Vic-Fezensac, no sul da França, onde a orquestra cronista do cotidiano cubano com quem se apresentou o proeminente trompetista e compositor Alexandre Abreu como convidado especial.
Ysla Production explicou que a celebração europeia dos 50 anos do grupo estava marcada para 2020, quando o Covid-19 eclodiu para atrapalhar tudo.
Decidimos então manter os concertos programados e incorporar outros, também em solo africano, disse.
Em relação às apresentações que se seguem, a empresa promotora mencionou a atuação de Los Van Van no Cabaret Sauvage, uma sala de espetáculos que celebra o seu 25º aniversário, localizada no parc de la Villette parisiense.
Seguem-se concertos na Alemanha, Itália, países escandinavos e o encerramento em Pamplona, Espanha, sublinhou.
oda/wmr / fav