O evento se chama Semana Cultural do Café, vai durar até o próximo dia 18 e participam estabelecimentos especializados daquela metrópole de franquias estrangeiras como Starbucks e Costa Coffee, e nacionais como Luckin Coffee, Manner, M Stand ou Seesaw.
Segundo os organizadores, a programação inclui degustações gratuitas, ofertas especiais e o 20º Campeonato Mundial de Baristas. Este torneio também premiará as 100 cafeterias mais populares de Xangai.
Como um todo, haverá atividades culturais, esportivas e comerciais com oportunidades de negócios no setor.
Um relatório recente revelou que Xangai, o coração financeiro da China, aumentou o número de estabelecimentos que vendem café para 8.000 e assim se tornou a cidade com o maior número desses locais no mundo.
Com esse número, o município ultrapassou as cidades de Nova York, Londres e Tóquio, e hoje é considerado a capital mundial de uma bebida com demanda crescente no gigante asiático, que se distingue pela cultura do chá.
As projeções apontam para um aumento maior graças ao ambiente internacional e ao dinamismo econômico de Xangai, mas os observadores também veem o crescimento do setor em outras cidades da China e veem Chengdu (sudoeste) como tendo potencial para ser um forte concorrente no mercado.
Precisamente em Xangai estão localizados os primeiros registros da China sobre néctar negro e datam de 1844.
A popularidade do produto cresceu a tal ponto que levou ao nascimento da Semana Cultural do Café e, segundo especialistas, para os chineses também é uma expressão de energia, entusiasmo, oportunidade e sucesso.
Seu boom também deu origem ao desenvolvimento de grandes plantações na província de Yunnan, no Sudoeste, e também à incursão de marcas famosas de países como Colômbia, Brasil, Etiópia, Jamaica, Vietnã, Itália e até Cuba.
Junto com a popularidade do café, o gigante asiático está trabalhando para unificar os padrões de formação e classificação dos baristas.
O Governo está a estudar uma proposta que define cinco níveis e estabelece critérios para medir as competências profissionais, a gestão da saúde e a qualidade do serviço prestado por quem se especializa na preparação de diferentes fórmulas com a bebida.
mem/ymr / fav