Os trabalhadores do Centro de Engenharia Clínica e Eletromedicina apresentam projetos diferenciados que gradualmente nos permitem ganhar soberania tecnológica, e consolidar resultados em termos de instalação, manutenção e recuperação de equipamentos e mobiliário, disse Portal.
Graças às relações cooperativas e produtivas estabelecidas entre esta instituição e o Grupo da Indústria Eletrônica, Informática, Automação e Comunicações (Gelect), foi alcançado um módulo cubano de controle de incubadoras, explicou o ministro.
Este facto, sublinhou, vai permitir substituir um conjunto obsoleto desses equipamentos em vários locais do território nacional por tecnologia própria.
O projeto pretende mudar o sistema original de incubadoras para o desenho cubano.
Quanto a outros elementos como resistências ou acrílicos, serão de produção nacional, e sua fabricação será escalonada.
Mais tarde, espera-se que sistemas como controle de peso e pele sejam incorporados ao painel de controle, e está projetada a implantação gradual para o resto do país.
Esses processos também influenciaram na criação das macas térmicas, um dispositivo aberto que simula e regula o calor controlando a temperatura.
Em paralelo, trabalha-se na lâmpada de fototerapia para tratar a criança com a conversão para lâmpadas LED.
O jornal Granma destaca que ao atingir a soberania tecnológica nesta seção, os resultados terão impacto direto nos indicadores do Sistema de Saúde e do Programa de Atenção Materno-Infantil.
mem/joe/ls