Esta será a primeira viagem da presidente hondurenha fora de seu país desde que assumiu o cargo em janeiro, e estará acompanhada pelo secretário de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Enrique Reina.
Segundo o Ministério, uma delegação do Executivo hondurenho já está no país sul-americano.
“A presidenta Xiomara Castro participará da posse do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, como um sinal inequívoco da irmandade e das boas relações que se aprofundarão entre os dois povos”, escreveu o Ministro Reina no Twitter há alguns dias.
Na posse de Petro, o primeiro presidente que representará as forças progressistas e de esquerda na Colômbia, os presidentes do Chile, Peru, Equador, República Dominicana, Bolívia, Paraguai e Panamá, além do rei Felipe VI da Espanha, confirmaram comparecimento.
Também foi anunciada uma delegação dos Estados Unidos, chefiada pela administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Samantha Power, que viajará a Bogotá junto com o assessor sênior de Joe Biden para a América Latina, Juan González, entre outros funiconários.
rgh/ybv/hb