Até agora não foram registradas mortes pela doença e do total de casos notificados, 47 eram mulheres, e todas tinham mais de cinco anos, refletiu o portal Ariana News.
O Afeganistão está enfrentando uma mistura de emergências humanitárias complexas devido a conflitos armados, desastres naturais recorrentes e surtos de doenças, disse o Dr. Luo Dapeng, representante da OMS no Afeganistão. Embora os casos de dengue ainda possam ser controlados, são necessárias medidas urgentes para evitar uma maior disseminação e minimizar seu impacto no sistema de saúde do país e no número limitado de profissionais de saúde, disse o especialista.
A OMS disse que está liderando a resposta ao surto de dengue em andamento, fornecendo suporte técnico às atividades das autoridades de saúde e parceiros e distribuiu 2.000 testes de diagnóstico rápido e mídia para atividades de vigilância e controle de vetores em distritos altamente afetados.
A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que pode trazer sérias consequências para a saúde pública e a prevenção é a abordagem mais eficaz para reduzir o risco de infecção, pois não há tratamento específico para a doença.
Em setembro de 2021, a dengue infectou 775 pessoas aqui, causando uma morte.
car/abm/ml