Sancti Spíritus, 7 ago (Prensa Latina) Uma brigada médica desta província central está pronta hoje para viajar a Matanzas e apoiar os atingidos pelo grande incêndio que permanece na Base de Superpetroleiros dessa capital ocidental.
Conforme noticiado pela Prensa Latina, o grupo de saúde é formado por equipe de Enfermagem e especialistas em Cirurgia Geral, Cirurgia Reconstrutiva e Queimaduras, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Terapia Intensiva e Angiologia.
Alguns desses profissionais são membros da Brigada Internacional Henry Reeve com vasta experiência em atendimento médico em situações de desastre.
Entretanto, as autoridades sanitárias asseguram que o Hospital Provincial General Camilo Cienfuegos, na capital de Sancti Spiritus, condicionou as suas instalações para atender, se necessário, os feridos no acidente ocorrido esta sexta-feira à noite na zona industrial de Matanzas.
Por sua vez, a direção da Unidade de Negócios Base, subordinada à Companhia Nacional de Serviços Aéreos, informou que quatro aeronaves modelo M-18 do centro apoiaram na extinção do incêndio.
O destacamento é composto por cinco pilotos experientes em combate a incêndios e igual número de técnicos de fuselagem.
As mais altas autoridades do território ratificaram que os trabalhadores e o povo oferecem sua solidariedade e disposição para ajudar, confiantes de que todos unidos podem superar o golpe da natureza.
Enquanto isso, as autoridades e forças especializadas do país continuam as ações neste domingo para impedir a propagação do incêndio em grande escala.
Meios aéreos das Forças Armadas e empresas de transporte da ilha e apoio técnico do México e da Venezuela jogam água constantemente nos dois tanques em chamas.
A estratégia, continuamente monitorada pelo Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, consiste em evitar que o fogo afete outros tanques de combustível.
ode/rga/hb