“Contamos com sua expertise e sua solidariedade para continuar enfrentando o incêndio na Base de Superpetroleiros #Matanzas”, escreveu o presidente em mensagem postada no Twitter.
O chefe de Estado agradeceu aos seus homólogos mexicanos, Andrés Manuel López Obrador, e ao venezuelano, Nicolás Maduro, pela resposta imediata à emergência.
A mensagem carinhosa do ministro Tareck El Aissami anunciando a partida para Cuba de um grupo de bombeiros e especialistas da Petróleos de Venezuela é comovente, acrescentou em outra mensagem.
“Obrigado ao irmão Nicolás Maduro e ao povo nobre da #Venezuela pelo apoio”, acrescentou.
Dois aviões com ajuda do México e outro avião da Venezuela chegaram ao aeroporto Juan Gualberto Gómez na província de Matanzas de madrugada para apoiar o combate ao incêndio na zona industrial da capital.
O carregamento do México incluía suprimentos químicos, 62 militares e 16 técnicos especialistas na área petrolífera para o enfrentamento do incidente que começou na noite desta sexta-feira devido a uma descarga elétrica.
Por seu lado, no voo A340-600 da companhia aérea Conviasa chegaram bombeiros e especialistas da empresa estatal Petróleos de Venezuela e cerca de 20 toneladas de consumíveis (espuma) e pós químicos para controlar as chamas.
ode/ebr/hb