No início do ano, a entidade financeira previu a aceleração da recuperação económica desta nação do Sudeste Asiático e depois estimou que cresceria 5,5 por cento face a 2021.
O novo relatório do BM, divulgado hoje, lembra que o Vietnã conseguiu aumentar seu PIB em 5,1 e 7,7 pontos percentuais no primeiro e segundo trimestres deste ano, respectivamente.
Reconhece também que, embora o processo de recuperação da economia mantenha um ritmo elevado, nem todos os setores apresentam a mesma situação.
Nesse sentido, aponta que a desaceleração do crescimento ou estagflação nos principais mercados de exportação, as flutuações nos preços das matérias-primas, a interrupção contínua das cadeias de suprimentos globais e o surgimento de novas variantes do Covid-19 dificultam a economia desenvolvimento da nação.
De acordo com especialistas do BM, embora os esforços para melhorar o ambiente de negócios sejam cruciais para permitir a criação de empregos, os formuladores de políticas também devem tomar algumas medidas para reduzir as incompatibilidades de habilidades e melhorar a qualidade da força de trabalho do país.
acl/mpm/ls