A reunião do Comitê contra o Terrorismo (CTC), que a Índia preside para 2022 como membro do Conselho de Segurança da ONU, se concentrará particularmente em desafios como o financiamento do terrorismo, as ameaças cibernéticas e o uso de drones, noticiou o News por trás do site News.
A reunião, normalmente realizada em Nova York, havia sido discutida e planejada desde o início deste ano como parte de eventos para comemorar o 75º aniversário da independência da nação asiática em relação ao colonialismo britânico, conforme a publicação observou.
A Índia está pressionando os membros da ONU a adotarem uma Convenção Global sobre Terrorismo Internacional (proposta pela primeira vez em 1996), que provavelmente será levantada no evento.
Como parte da agenda, argumenta-se que enquanto o financiamento do terrorismo é reconhecido e tratado através de mecanismos como o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), há a necessidade de criar modelos e “códigos de conduta” para novas ameaças como o financiamento através de moedas criptográficas e o uso de drones para ataques terroristas.
A ONU informou que a reunião especial foi convocada para 29 de outubro na Índia, tendo em vista a crescente ameaça representada pelo uso indevido de tecnologias novas e emergentes.
A reunião se concentrará em três áreas nas quais tais equipamentos modernos estão passando por um rápido desenvolvimento e uso crescente e a ameaça de uso indevido para fins terroristas, a saber, Internet, mídia social e sistemas aéreos não tripulados.
rgh/abm/bm