“Esperamos sinceramente que a situação volte rapidamente ao normal e que a população afetada também possa respirar de alívio”, salientou a organização em uma mensagem assinada por sua Coordenação Nacional.
Também expressa consternação com o cenário que tem prevalecido na Base do Supertanque Matanzas desde sexta-feira, quando um choque elétrico atingiu um dos tanques de armazenamento de combustível, provocando explosões e um enorme incêndio que se espalhou para outros tanques.
É especialmente triste e terrível que haja vítimas entre os bravos e auto sacrificial bombeiros. Nossa admiração e agradecimento a todos eles por seus esforços em prol da população, disse ele.
A Associação Suíça-Cuba fez eco da gratidão da nação antilhana pela solidariedade internacional expressa por seu presidente, Miguel Díaz-Canel, e destacou a resposta de países como México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile.
Segundo a organização, a ocasião é também uma oportunidade para reiterar a rejeição do bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos têm imposto à ilha há mais de 60 anos.
“É uma obrigação para nós continuar a lutar mais vigorosamente contra o criminoso bloqueio dos EUA, que é contrário ao direito internacional e é a principal causa da difícil situação econômica de Cuba”, adverte ele em sua mensagem.
acl/wmr/bm