Báez tem quatro derrotas consecutivas, a última delas no início do circuito norte-americano em quadra dura, na primeira rodada da disputa de Washington contra o estadunidense Sebastian Korda.
O sul-americano perdeu as últimas quatro provas do circuito profissional, a final de Bastad e as três seguintes estreias em Hamburgo, Umag e Washington.
Na segunda-feira, a brasileira Beatriz Haddad subiu à segunda rodada da disputa canadense, vencendo a italiana Martina Trevisan por 6-2, 2-6, 6-2.
Haddad, número 24 na classificação profissional, precisou de duas horas e sete minutos para eliminar a europeia.
A sul-americana conquistou três pontos diretos contra uma rival que não conseguiu nenhum e fez cinco quebras em 15 oportunidades contra a italiana, que conseguiu três quebras em cinco ocasiões.
Além disso, a brasileira conquistou 74 por cento das unidades com o primeiro saque, melhor que os 59 da perdedora, e obteve 62 por cento dos gols apoiados no segundo saque, superior aos 54 de Trevisan.
Na segunda fase, Haddad enfrentará a vencedora da partida entre a canadense Leylah Fernández e a australiana Storm Sanders.
A americana Serena Williams, ex-número um do mundo, também foi para a segunda instância com uma vitória sobre a espanhola Nuria Parrizas Díaz por 6-3 e 6-4.
Williams, 23 vezes campeã de Grand Slam, jogou apenas sua segunda partida nesta temporada e a primeira em quadra dura desde o Aberto da Austrália de 2021, 18 meses atrás.
A mais nova das Williams vai agora enfrentar a vencedora da partida entre a suíça Belinda Bencic, 12 favorita, e a tcheca Tereza Martincova.
A romena Simona Halep, 15ª cabeça de chave, varreu a croata Donna Vekic em dois sets por 6-0, 6-2.
Halep é a tenista com mais vitórias em torneios da categoria mil com 180, à frente da bielorrussa Victoria Azarenka e da dinamarquesa aposentada Caroline Wozniacki, que somam 177 cada.
A romena conquistou sua 33ª vitória em 2022 para avançar em um dos cinco eventos do Tour que venceu duas vezes (2016 e 2018).
acl/am/hb