Enquanto as províncias controladas pela Rússia de Kherson e Zaporozhie se preparam para realizar consultas sobre sua inclusão no território da nação eurasiana, o presidente ucraniano pediu ao Ocidente que reforce as sanções contra Moscou para forçá-los a encerrar a operação militar especial.
As declarações de Zelensky respondem ao anúncio feito no dia anterior pelo líder da província de Zaporozhye, Evgueni Balitski, que assinou um decreto para realizar o processo de votação com vistas à inclusão da região na Rússia.
O líder assinou o documento correspondente durante o fórum do movimento social do território chamado “Juntos com a Rússia”, que acontece na cidade de Melitopol, segundo a agência Sputnik.
Mais de 700 delegados de toda a região participaram do evento. A decisão sobre o referendo foi apoiada por unanimidade.
Um membro do conselho principal da administração civil-militar de Zaporozhye, Vladimir Rogov, por sua vez, apresentou a declaração dos participantes do fórum.
“Com base no princípio da livre escolha, tendo como principal valor a opinião de cada morador de nossa região, declaramos nossa intenção de realizar um referendo sobre a entrada da região de Zaporozhye na Federação Russa como uma entidade de pleno direito”, ele diz no texto. Também convidaram especialistas internacionais para observar o processo de votação previsto para o mês de setembro.
Mais cedo, o vice-ministro para a reintegração dos territórios ucranianos ocupados da Ucrânia, Anatoli Stélmaj, anunciou que está estudando a possibilidade de introduzir responsabilidade criminal por participar de referendos sobre a adesão à Rússia.
mem/odf/ls