Para este fim, a Secretária da Educação Pública (SEP) anunciou a criação de comissões para formular um plano de ação para implementar as propostas dos diferentes atores do setor, a fim de realizar esta transformação.
O SEP, juntamente com o Ministério da Saúde, o Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS), a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior e outras instituições de ensino superior do país, formarão as comissões.
O subsecretário de educação superior da SEP, Luciano Concheiro, revelou que existe uma ampla gama de propostas, tanto para transformar as instituições de ensino superior em termos de treinamento da força de trabalho de saúde, quanto para agir na estratégia de mudança.
Durante o ano letivo 2021-2022, o total de matrículas em instituições de ensino superior públicas e privadas, especialmente em medicina, atingiu 153.830 alunos, e pouco mais de 42.000 matriculados em programas de especialidades médicas.
Esses números representam um salto positivo em relação aos registros anteriores a 2019, disse Concheiro, mas ainda ficam aquém das necessidades nacionais.
O subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo López-Gatell Ramírez, assinalou que o país enfrenta um déficit de cerca de 120.000 profissionais em diferentes áreas da saúde, no campo clínico e na gestão, direção, governança e execução de serviços, que se acumula desde os anos 80.
Considerou necessário redistribuir o pessoal de saúde territorialmente, institucionalmente e profissionalmente, uma vez que eles estão concentrados principalmente em áreas urbanas.
Além disso, ele disse que deveria ser promovido o treinamento de pessoal para atender às necessidades da transformação do sistema de saúde. A aspiração deste governo, disse ele, é ter um sistema de saúde em grande parte público, baseado no modelo de cuidados de saúde primários.
A diretora geral do IMSS, Zoé Robledo, disse que várias ações foram tomadas para aumentar o número de locais e cargos, e para melhorar o bem-estar e a segurança do pessoal médico, a fim de promover suas raízes nas áreas onde são mais necessários.
Informou que o IMSS, sendo a instituição que forma metade dos especialistas do país, passou de cinco mil 416 residentes em 2016 para 10 mil 659 em 2022, e até o ciclo 2021-2022 teve três sistemas adicionais de treinamento especializado para responder às necessidades.
mem/lma/bm