A meta era atender 60 milhões de turistas locais em todo o ano de 2022, lembrou o presidente da Associação de Turismo Vietnamita, Vu The Binh, que lamentou que o mesmo não esteja acontecendo com os viajantes internacionais.
Entre janeiro e julho, chegaram ao país 733.000 visitantes estrangeiros, apenas 8% quando comparados com os números anteriores à pandemia de Covid-19, explicou The Binh, que alertou que se este comportamento se mantiver, a meta de cinco milhões de chegadas internacionais este ano pode estar fora de alcance.
Segundo o gerente de vendas da empresa Viettours, Cao Thi Tuyet Lan, citado pela agência de notícias VNA, embora o turismo internacional tenha retomado em meados de março, quando o país já tinha a pandemia sob controle, o complicado processo de solicitação de visto internacional desacelerou viagem.
Falando no programa “Poder dos vínculos turísticos do Vietnã” no sul da cidade de Chi Minh, Tuyet Lan considerou que, se as preocupações com a política de vistos não forem abordadas rapidamente, as chegadas de visitantes estrangeiros ao país aumentam na temporada de viagens do final de ano.
Em meados de julho, a Administração Nacional de Turismo do Vietnã (ANTV) ratificou sua intenção de receber cinco milhões de visitantes estrangeiros em 2022.
A entidade indicou que vai otimizar ainda mais os mercados com os quais existem ligações aéreas e os que permitem aos seus cidadãos viajar para o estrangeiro, dando prioridade a países como Coreia do Sul, Japão e Austrália, bem como as nações do Sudeste Asiático e da Europa Ocidental.
Também prestará mais atenção a novos emissores, como Índia, Estados Unidos, Oriente Médio e países de língua russa, incluindo Uzbequistão e Azerbaijão.
Como parte dos esforços para aumentar a chegada de turistas estrangeiros, a ANTV também desenvolve uma intensa campanha promocional baseada no programa Viver plenamente no Vietnã.
Além disso, planeja participar de importantes eventos do setor, como a Mostra de Turismo da Associação de Agentes de Viagens do Japão (JATA), em setembro próximo, e o Mercado Mundial de Viagens (World Travel Market) que acontece todos os anos em Londres, em novembro.
No primeiro semestre do ano, o Vietnã recebeu cerca de 413 mil visitantes internacionais, um aumento que as autoridades do setor consideraram considerável, uma vez que a reabertura das fronteiras só foi possível em meados de março e houve uma diminuição das emissões de dois grandes mercados como China e Rússia.
oda/mpm/cm