Sob o lema da América Latina para o mundo, o evento realiza-se online e incorpora uma agenda acessível, que ficará registada nas principais plataformas digitais para a aprendizagem dos futuros clarinetistas.
Considerado um ponto de encontro de músicos da América Latina, o Congresso abre portas para profissionais do instrumento que discutirão sua evolução, modos expressivos e diversas técnicas de performance até o dia 15 de agosto.
Temos certeza de que neste congresso eles descobrirão novos compositores, criarão novos conhecimentos com master classes e palestras especializadas, além de se deliciarem com a música que artistas de destaque de todo o mundo prepararam, informa o site oficial.
Destacam-se as atuações dos argentinos Mauricio Charbonnier, Viviana Danón e Sebastián Tozzola; além do mexicano Citlalli Rosa, do cubano Janio Abreu, do peruano Juan Suárez e do professor francês Philippe Cuper, vencedor da estatueta honorária concedida pelo evento por sua destacada trajetória artística e contribuição para o desenvolvimento do clarinete no mundo.
O evento foi organizado pela ClariPeru, associação cultural sem fins lucrativos que contribui para a formação integral dos cidadãos por meio da música e busca descentralizar o acesso às artes cênicas no Peru para a criação de novos públicos.
Desde sua criação, em 2001, a entidade optou pela divulgação de material exclusivo e educativo voltado para clarinetistas de língua espanhola, liderando a rede colaborativa em busca da troca de experiências na região.
ro/chm/jcfl