O presidente da associação, Zoltan Tiroler, compartilhou o anúncio da doação com a Prensa Latina, como parte do apoio prático promovido pela organização à nação caribenha, onde as autoridades confirmaram na véspera que o incêndio que deflagrou na sexta-feira após um relâmpago em um depósito de combustível está sob controle.
Em uma declaração na segunda-feira, a associação pediu solidariedade com Cuba e ativou sua conta para facilitar as contribuições.
Também instou o governo sueco e a União Europeia (UE) a ajudar a ilha de forma urgente e concreta, de acordo com o Acordo de Diálogo Político e Cooperação Cuba-UE assinado em 2016.
Ontem à noite, a Associação Sueco-Cubana denunciou o obstáculo que o bloqueio americano, uma política em vigor há mais de 60 anos, representa para o fluxo de ajuda, particularmente financeira, ao país caribenho.
A este respeito, ele repudiou a recusa da plataforma GoFundMe dos EUA de aceitar doações destinadas à ilha nos tempos difíceis que seu povo está passando.
Segundo a organização, é repudiável que alguns insistam em dizer que a política genocida dos Estados Unidos contra Cuba é um problema bilateral.
mem/wmr/bm