O sol e o calor dominam o país inteiro, onde 19 departamentos estão sob um alerta laranja, o segundo mais alto, para o episódio de onda de calor desta semana, que segue os registrados em junho (início de julho), no início de julho e entre o final do mês passado e este.
De acordo com o relatório da agência Météo France, da região norte da Bretanha ao curso sudoeste do rio Garonne, as temperaturas médias serão de 32 a 39 graus, da Normandia ao nordeste de 29 a 35 e no sudeste de 30 a 38.
Mais para o interior, e menos nas áreas costeiras, os termômetros chegarão a 40 e 41 graus Celsius localmente, disse ele.
As autoridades estão pedindo à população que se mantenha hidratada, que se mantenha segura, que evite o álcool e o exercício extenuante, e que fique de olho nas pessoas mais vulneráveis.
A mudança climática levará a ondas de calor mais frequentes e mais intensas na Europa, alertam os especialistas, um cenário que está causando preocupação na França, onde a onda de calor de 2003 deixou 15.000 mortos.
mem/wmr/bm