23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de Fake News

Brasil-TS-Juicio-Fakenews-300x200

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de Fake News

Brasília, 12 ago (Prensa Latina) O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje o julgamento virtual de 21 recursos contra decisões do ministro Alexandre de Moraes em investigações envolvendo o líder de extrema-direita Jair Bolsonaro.

Consta nas orientações da Justiça para determinar sobre as investigações que tratam de fake news (notícias falsas) e os atos violentos na comemoração de 7 de setembro de 2021 (Dia da Independência), que muitas vezes geraram confrontos com Bolsonaro. No julgamento virtual, os ministros do STF poderão rever as decisões de De Moraes por meio de votos escritos que devem ser inseridos no sistema processual até 18 de agosto.

A expectativa é que a maioria aprove as medidas adotadas pelo magistrado e rejeite os recursos apresentados.

Mas é possível que algum dos ministros interrompa a audiência para levá-la a uma análise presencial no plenário físico do STF.

Nos bastidores, o julgamento é interpretado como uma tentativa de De Moraes de ganhar apoio dentro do STF, não só para manter a linha dura adotada nas investigações, mas também para ter apoio na tomada de medidas semelhantes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). .

De Moraes tomará posse no dia 16 de agosto e indicou que não tolerará questionamentos sobre o processo eleitoral, principalmente em relação às urnas eletrônicas.

A mídia jornalística garante que a aposta é que o juiz tentará obter do Supremo a condenação de Bolsonaro, com a consequente contestação de sua candidatura à reeleição.

A razão seria suficiente para que o TSE negasse o registro do ex-militar que pretende permanecer no poder por mais quatro anos.

Um dos julgamentos discutirá a determinação de De Moraes no crime de violação de sigilo funcional por Bolsonaro, ao revelar informações de uma investigação em andamento da Polícia Federal sobre um ataque de hackers ao sistema TSE em 2018.

Outro caso refere-se à associação que o ex-capitão do Exército fez da vacina anti-Covid-19 com a infecção pelo HIV/AIDS.

O jornal Gazeta do Povo indica que a maioria dos recursos a serem julgados no STF, porém, são de conteúdo desconhecido.

Isso porque as investigações das fake news e as manifestações de 7 de setembro estão sendo mantidas em segredo e nem mesmo os advogados dos interrogados têm certeza se terão os pedidos examinados a partir desta sexta-feira.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES