Do Parque Los Caobos da capital, esta 13ª edição voltou em formato presencial, após dois anos de atividades em plataformas digitais como resultado das medidas de saúde e confinamento associadas à pandemia da Covid-19.
Sob o lema Volvemos a leernos, o espaço literário inclui a presença de sete escritores convidados internacionais, entre eles Nadia López do México e Silvia Goldman do Uruguai, assim como outros intelectuais da Argentina, Colômbia e Cuba.
A lista de participantes também inclui mais de 60 autores nacionais, cerca de 80 estandes de livros e áreas temáticas ligadas ao mundo da literatura, além de um programa de palestras, conferências, workshops, recitais de poesia, entrevistas e intercâmbios com escritores.
Durante a inauguração deste festival cultural, a prefeita do município bolivariano de Libertador, Carmen Meléndez, convidou o público a desfrutar de iniciativas artísticas relacionadas com música, teatro, bonecos e espetáculos na tenda de circo.
Por sua vez, Ernesto Villegas, Ministro do Poder Popular para a Cultura, lembrou o bem-sucedido desenvolvimento do Festival Internacional de Teatro Progressivo, em nove capitais do país, e aludiu à homenagem a personalidades como o jornalista e produtor Armando Sequera.
Programado para funcionar até 21 de agosto, o evento inclui a venda de dois mil exemplares da Fábula de la mazorca, uma das mais renomadas publicações da escritora de honra, cuja capa é ilustrada por Carola López.
mv/dgh/bm