A apresentação do filme esteve a cargo do embaixador da ilha, Ariel Lorenzo Rodríguez, que, após oferecer uma breve sinopse do premiado filme, destacou sua qualidade cinematográfica e o significado histórico que os eventos que narra têm para Cuba.
Ele também agradeceu ao Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e ao diretor Gil pelo apoio e facilidades oferecidas e que permitiram levar esta notável produção para terras australianas.
Membros do corpo diplomático credenciado em Camberra, residentes cubanos, amigos da solidariedade, funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Austrália, com o grupo da Embaixada da ilha, assistiram à exibição do filme, produzido em 2018 e baseado em fatos reais: a execução pela coroa espanhola de oito estudantes de medicina em 1871.
O Festival de Cinema Latinoamercicano da Australia é organizado pelas embaixadas latino-americanas e caribenhas credenciadas em Canberra e conta com o apoio do Grupo de Cinema da Universidade Nacional da Australia (ANU) e do Conselho de Relações Australia-América Latina (Coalar).
A mostra de filmes também passará por várias cidades australianas nas próximas semanas.
mem/mpm/ls