Na atual fase de verão, mais de 30.000 hectares de florestas desapareceram devido a incêndios em vários departamentos, como Gironde, Hérault, Ardèche, Jura e Maine et Loire, com investigações abertas em cada um deles para identificar a origem, muitas vezes humana.
De acordo com o canal de TV BFM, que cita fontes familiarizadas com as investigações, uma parte não negligenciável desses eventos destrutivos são da responsabilidade dos incendiários, com um saldo até agora neste verão de quatro pessoas condenadas e seis colocadas em prisão preventiva.
No final de julho, um bombeiro detido no departamento de Hérault, no sul, reconheceu ser a origem de vários incêndios, citando seu desejo de ver ação e fugir de um ambiente familiar complexo.
Segundo o ministro do Interior, Gérald Darmanin, nove em cada 10 incêndios têm origem humana, pelo que alertou que os incendiários podem ser condenados a até 30 anos de prisão se comprovada a sua responsabilidade.
No total, este ano pelo menos 60.000 hectares de florestas foram destruídos pelas chamas, em um verdadeiro drama econômico e ecológico.
acl/wmr/hb