23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Polônia refuta alegação alemã de mercúrio no rio Oder

Polonia-río-Oder-mercurio

Polônia refuta alegação alemã de mercúrio no rio Oder

Varsóvia, 16 ago (Prensa Latina) As autoridades polonesas refutaram hoje as alegações de seus colegas alemães de que o mercúrio no rio Oder pode ter sido responsável pela morte de milhares de peixes nas últimas semanas.

Os testes mostram a presença de mercúrio e as autoridades aludiram que as normas para águas superficiais foram violadas.

Na semana passada, toneladas de peixes mortos foram encontrados no rio, o segundo maior da Polônia, grande parte do qual funciona como fronteira com a Alemanha. O Laboratório Central de Pesquisas Polonês da Inspetoria Principal de Proteção Ambiental indicou ontem que os testes, realizados continuamente desde 10 de agosto, não confirmam a presença de mercúrio.

Ele acrescentou que os pontos de coleta de amostras dos alemães não estavam na parte principal do Oder, mas em seus afluentes e lagos marginais.

A ministra do Meio Ambiente, Anna Moskwa, depois de se encontrar com seu colega alemão em Szczecin no domingo passado, disse que “até hoje, nenhum dos testes (da água) confirmou a presença de substâncias tóxicas”.

Segundo ela, os exames de mercúrio e metais pesados foram concluídos, e sua presença não foi constatada nas amostras coletadas.

Por sua vez, Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia, prometeu que seu governo vai endurecer as leis contra o despejo ilegal de resíduos nos rios, e o assunto será discutido em uma reunião de gabinete neste dia.

mem/amp/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES