Segundo Massrali, a diplomacia europeia recebeu a resposta de Teerã ontem à noite e está consultando os Estados Unidos e os outros membros do acordo sobre os próximos passos a serem tomados, de acordo com a televisão na capital.
O Irã favoreceu ontem uma aproximação nos próximos dias se, como disse o Ministro das Relações Exteriores Hosein Amirabdolahian, os EUA demonstrarem uma abordagem realista e flexibilidade.
O Alto Representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, como coordenador das negociações EUA-Irã, entregou um texto final, fechado, para a retomada do acordo nuclear há uma semana.
Agora eles terão que decidir se Washington e Teerã, após uma série de contatos que duraram 15 meses, concordam em chegar a um acordo.
Bruxelas argumenta que a proposta é definitiva e as partes devem aceitar aceitá-la ou deixá-la, enquanto Teerã insiste em respeitar suas condições.
O processo diplomático patrocinado pelo bloco da UE procura revitalizar um acordo que, embora ainda em vigor, é muito prejudicado depois que os Estados Unidos se retiraram sob a égide de Donald Trump.
mem/amp/bm