23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Acesso militar autorizado ao código das urnas no Brasil

Acesso militar autorizado ao código das urnas no Brasil

Brasília, 17 de ago (Prensa Latina) O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, destituído hoje do cargo, autorizou o acesso das Forças Armadas ao chamado código-fonte das urnas eletrônicas instaladas para as próximas eleições em Brasil.

Fontes eletivas indicaram que, de acordo com a decisão, o trabalho pode ser feito até amanhã.

O prazo inicial para avaliação dos sistemas que serão utilizados na votação foi até 12 de agosto.

Os militares integram a Comissão de Transparência Eleitoral desde 2021. No total, nove foram autorizados a acessar o código-fonte e a fiscalização é realizada na sede do TSE, em Brasília.

O código fonte é a base para a programação das máquinas e permite que o eleitor selecione seu voto digitando os números dos candidatos.

A colunista do portal G1 Andréia Sadi informou que em outubro de 2021 o TSE convidou o Ministério da Defesa a explorar o código fonte das urnas.

Tal exame é realizado em meio a frequentes ataques do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e à Justiça Eleitoral.

Sem comprovação de possíveis irregularidades, Bolsonaro e aliados atacam o processo eleitoral e repetem acusações negadas por órgãos oficiais.

Diante desse cenário, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo fazem frequentes discursos a favor das urnas, do sistema eleitoral e da democracia.

Recentemente, Fachin afirmou que testes públicos e privados verificam a segurança do sistema de votação utilizado na gigante sul-americana.

Ele pediu aos eleitores que protejam o direito ao voto e destacou que as críticas à segurança das urnas eletrônicas são por “interesse próprio”.

Ele disse que há 26 anos esse receptáculo informatizado foi adotado no país e várias experiências apontam para a integridade do sistema, que garante o sigilo do voto.

“Há um quarto de século, o sistema eleitoral brasileiro é apresentado e é seguro e confiável. Todos os candidatos eleitos no Brasil, de vereadores ao presidente da República, obtiveram todos os votos que lhes foram concedidos nas urnas, ” observou.

Na véspera, começou oficialmente a campanha eleitoral para o referendo de 2 de outubro e o TSE confirmou que 12 candidatos ao poder haviam sido registrados.

Até hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todas as pesquisas de opinião para a votação, na qual Bolsonaro aspira a reeleição.

oda/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES