“Como resultado da ação coordenada de oficiais russos do FSB nas cidades de Dzhankói e Yalta, uma célula clandestina de uma organização terrorista composta por seis cidadãos russos foi neutralizada”, disse a instituição de segurança à agência TASS.
O FSB explicou que as investigações revelaram que os membros do grupo estavam engajados no recrutamento de muçulmanos russos em reuniões de conspiração, sob a coordenação de emissários do Hizb ut-Tahrir radicados em território ucraniano.
Acrescentaram ainda que durante a operação as tropas apreenderam aparelhos de comunicação, material impresso com conteúdo de propaganda e meios eletrônicos. O Serviço de Segurança Federal também informou que processos criminais foram iniciados, enquanto a investigação continua.
Por outro lado, a entidade verifica a participação desta célula clandestina na explosão ocorrida no dia anterior contra um depósito provisório de munições localizado próximo à cidade de Máiskoye, no município de Dzhankói. De acordo com o Ministério da Defesa russo, as detonações foram devido a um ato de sabotagem.
Como resultado da ação, várias linhas elétricas, uma usina de geração de energia, além de vários edifícios residenciais e uma ferrovia foram danificados, além disso, duas pessoas ficaram feridas, sem perigo de vida, confirmou a chefe do distrito, Inna Fedorenko.
mem/odf/cm