O Governo indicou em breve comunicado que os exercícios vão durar até sexta-feira, emitiu alerta de navegação e restringiu a passagem de embarcações não ligadas ao processo.
Anteriormente, o EPL realizou operações de fogo real no Mar Amarelo de 1 a 14 de agosto, e as atuais estão ocorrendo no mesmo nível das práticas que começaram na segunda-feira em torno de Taiwan em meio a tensões aumentadas pela visita à ilha de vários congressistas dos Estados Unidos.
Além do desdobramento das forças armadas, a China acusou Washington de buscar um confronto e sancionou 10 funcionários taiwaneses.
O jornal China Daily enfatizou que, para Taipei, os contatos oficiais levariam a um endurecimento do bloqueio militar e penalidades econômicas, enquanto os políticos dos EUA enfrentariam sanções e restrições aos negócios com o gigante asiático.
Ele alertou que as consequências afetariam o mundo inteiro, pois, caso surgisse um conflito sobre o assunto, a inflação dispararia ainda mais, o preço dos alimentos aumentaria e a crise energética se agravaria.
oda/ymr / fav