Para operar esta arma de defesa aérea, mais de 100 funcionários da IAF receberam treinamento em Moscou, disse a fonte.
Apesar do conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia, a entrega do mesmo está sendo realizada dentro do prazo após ser aprovada por ambos os países.
Nova Deli recebeu dois regimentos S-400 de Moscou por mar e ar, o primeiro chegando em dezembro de 2021 e o segundo este ano, com os três restantes previstos para chegar no próximo ano. Durante um fórum militar internacional em Moscou, o chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugayev, disse à mídia que as entregas serão realizadas de acordo com o cronograma aprovado pelas partes.
A Rússia concluirá o embarque dos cinco regimentos S-400 até o final de 2023, disse Alexander Mikheyev, diretor-geral da agência oficial de exportação da Rússia, Rosoboronexport, disse anteriormente.
O acordo para comprar os mísseis antiaéreos S-400 “Triumf” por US$ 5,43 bilhões foi finalizado durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Nova Deli em 2018.
Essa arma antiaérea pode detectar e destruir alvos altos e baixos, é resistente a interferências e pode engajar aeronaves inimigas, mísseis balisticos e sistemas aéreos de alerta e controle (Awacs), cobrindo alcances de até 400 quilômetros (km) e é capaz de rastrear alvos até 600 km.
A Índia espera que o presidente dos EUA, Joe Biden, acelere a renúncia às sanções sobre a compra dos S-400 da Rússia.
O Senado dos EUA deve dar sua aprovação antes que Biden a converta em lei, observou o jornal.
mem/abm/cm