De sua conta no Twitter, o presidente reiterou que a ilha está em luto oficial, por dois dias, como uma homenagem às “valiosas vidas que foram perdidas no confronto com o incêndio na base do Superpetroleiro”.
Na mesma plataforma, o membro da Secretaria do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e chefe de seu Departamento Ideológico, Rogelio Polanco, expressou que este será um dia de dor e solidariedade para a nação caribenha no face à perda de vidas humanas.
Da mesma forma, o funcionário do Departamento Ideológico do Comitê Central do PCC Enrique Villuendas enviou uma mensagem de apoio às famílias e destacou que o luto não se limita apenas aos edifícios oficiais, mas a toda Cuba. Glória eterna aos nossos heróis, enfatizou.
No dia anterior, o Dr. Jorge González, durante uma entrevista coletiva, anunciou que era impossível identificar os restos mortais dos 14 desaparecidos no incidente.
Devido às altas temperaturas no local do desastre, foi impossível ter os elementos usados para identificar os corpos: DNA, dentes e impressões digitais.
Amanhã, sexta-feira, realizam-se as cerimónias fúnebres dos falecidos no cumprimento do dever, para que a população possa manifestar os seus sentimentos de dor e solidariedade, prestando uma merecida homenagem das 10h00 às 17h00: 00 p.m., horário local, no Museu dos Bombeiros da cidade de Matanzas.
mgt/mks/jcfl