As obras escolhidas são da Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, República Dominicana, África do Sul e Suíça.
Segundo a fonte, o Nest tem vocação para se tornar um ponto de encontro para estudantes, cineastas, profissionais da indústria e público.
Os 134 curtas escolhidos serão exibidos no cinema Tabakalera de segunda-feira 19 a sexta-feira 23 de setembro. Master classes e eventos sociais acompanharão este segmento de Zinemaldia, como também é conhecido o evento em San Sebastián.
Um júri composto por uma personalidade de renome da área cinematográfica e alunos das escolas selecionadas atribuirá o Prémio Nest, dotado de 10.000 euros para o realizador da curta-metragem vencedora.
Por outro lado, o aclamado cineasta espanhol Carlos Saura reaparece na Zinemaldia com a estreia do documentário As paredes falam.
O anúncio foi feito hoje pela comissão organizadora do evento, marcado para setembro próximo na cidade do País Basco.
Será sob a égide da rede RTVE, que permitirá aos espectadores apreciar este tipo de ensaio sobre a arte de Saura (A caça, Ana e os lobos, Cría cuervos, Mama faz 100 anos, Ay Carmela).
A 70ª edição de San Sebastian entregará os Prêmios Donostia por suas carreiras à atriz francesa Juliette Binoche e ao diretor canadense David Cronenberg.
Terá novamente a seção Horizontes Latinos, na qual concorrerão este ano 12 candidatos do Chile, Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Cuba e México, completando esta seção.
Jf/ft/jcfl