De acordo com uma declaração do ministério estadual, todos aqueles diagnosticados são homens e entre 24 e 53 anos de idade.
De acordo com o relatório, 48 pacientes são desta capital, 16 da província de Buenos Aires, cinco de Córdoba, dois de Santa Fé e um de Mendoza.
O Ministério relatou que 39 dos cidadãos relataram ter feito sexo com outros homens, mas especificou que a principal via de transmissão é “pessoa-a-pessoa, através do contato próximo com lesões de pele ou mucosas”.
A varíola é uma doença rara causada por um ortoprovírus transmitido de animais para humanos e ocorre principalmente em áreas remotas da África central e ocidental, perto de florestas tropicais.
Foi detectado pela primeira vez em uma pessoa em 1970 e o período de incubação é geralmente de seis a 16 dias, embora possa variar de cinco a 21 dias.
Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça forte, gânglios linfáticos inchados, dores musculares, falta de energia e erupções cutâneas.
A Organização Mundial da Saúde declarou recentemente a situação atual como uma emergência preocupante e registrou até agora mais de 35.000 infectados e 12 mortes em 92 países.
mv/ gas/bm