Em seu semanário La lettre électronique Hebdo, exortou os amigos de Cuba e as pessoas sensibilizadas pelo grave acidente a oferecer sua contribuição monetária a uma campanha que acumula 20.000 euros.
Cerca de 200 doadores já deram o seu contributo solidário através do site da associação criada em 1995 para promover a cooperação económica entre os dois países.
O presidente fundador da CubaCoop, Roger Grevoul, qualificou a resposta à coleta como animadora e destacou a participação de indivíduos e organizações como um sindicato departamental da Confederação Geral do Trabalho e a associação Cuba Linda.
Grevoul lamentou os consideráveis danos humanos e materiais causados pelo dramático evento, desencadeado em 5 de agosto quando um raio atingiu um dos depósitos de combustível da Base de Superpetroleiros na província ocidental de Matanzas, causando explosões e um incêndio violento.
No total, através da CubaCoop, o dinheiro comprometido para as ações de recuperação é atualmente de 45.000 euros, 20.000 arrecadados através da campanha de doação, dos quais 10.000 aportados pela própria associação e 25.000 destinados ao Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos e obras relacionadas com água e saneamento.
“Uma soma não negligenciável, mas que parece ser insignificante dada a magnitude dos danos”, disse o presidente fundador, que lembrou aos leitores que a ilha sofre as consequências do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas.
Na véspera, o embaixador cubano na França, Otto Vaillant, agradeceu os gestos da associação e de outras organizações e pessoas em solo francês nestes tempos difíceis para a nação antilhana.
jf/wmr / fav