“Os representantes legais deste grupo se apresentarão pela manhã com as personalidades, partidos, movimentos e representantes que também fazem parte da Aliança para esta cerimônia de registro”, disse na véspera a vice-presidenta Rosario Murillo.
A dirigente sandinista fez alusão à união de todos em uma nova etapa da democracia, de protagonismo do povo presidente para ser povo prefeito em todos os municípios do país.
Dessa forma, cumpre-se o pedido de registro da Constituição de Alianças de Partidos Políticos, conforme estabelecido pelo calendário eleitoral da nação centro-americana.
Segundo o CSE, o referido calendário foi elaborado após um processo de análise e consulta em que foram tidas em conta as observações de organizações e partidos políticos legalmente constituídos.
Assim, o documento estabelece o desenvolvimento das atividades do processo das Eleições Municipais de 2022, no qual serão eleitos os prefeitos dos 153 municípios da Nicarágua, bem como os cargos dos membros dos conselhos municipais, proprietários e seus suplentes por circunscrição.
A entidade eleitoral reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da democracia, paz e estabilidade na Nicarágua, com o trabalho focado em garantir um processo livre, justo e transparente.
rgh/ybv/hb