A ISRO tem até agora memorandos de entendimento e acordos de cooperação mútua com 61 países, informou o jornal Financial Express.
A agência espacial indiana está interessada em estabelecer estações terrestres na região sul-americana para baixar dados de sensoriamento remoto, disse o presidente da ISRO, Sreedhara Panicker Somanath.
A conexão com os países latino-americanos é importante para a ISRO, considerando o crescente interesse pelas atividades espaciais ali, especialmente a formação da Agência Espacial da América Latina e Caribe, disse.
“Gostaríamos de mostrar as capacidades da ISRO em sensoriamento remoto, utilização de dados governamentais e mapeamento de recursos e conexão com as indústrias espaciais indianas”, disse Somanath.
Segundo o responsável, já existem acordos de cooperação espacial com a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, e outros compromissos estão sendo preparados com o Panamá e a República Dominicana.
Dados de satélites indianos são usados pelo Brasil para monitorar a floresta amazônica desde 2009 e um aplicativo móvel foi desenvolvido para monitorar incêndios florestais no México, destacou a publicação.
Oficiais de países da América Latina receberam treinamento sobre a construção de pequenos satélites e sobre aplicações espaciais e foram lançados satélites da Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, informou o jornal.
mem/abm/hb