De acordo com informações divulgadas pelo Balé Nacional de Cuba (BNC), a 27ª edição do evento acontecerá até 13 de novembro e será o ponto de partida para as comemorações do 75º aniversário de fundação da companhia, que se estenderão até o final de novembro de 2023.
Presidido pelo primeiro bailarino e diretor do BNC, Viengsay Valdés, o encontro propõe uma série de apresentações do clássico Giselle, com a atuação de estrelas convidadas nos papéis principais, além de galas com estreias de obras criadas especialmente para a ocasião.
Conforme detalhado no documento, a agenda terá como sede principal o Teatro Nacional da maior das Antilhas, enquanto instituições culturais das províncias de Matanzas, Cienfuegos e Pinar del Río acolherão outras atividades concebidas no calendário do festival.
Com mais de 60 anos de história, o evento bianual é um dos espaços mais tradicionais e prestigiados do mundo da dança, ao mesmo tempo que exalta o legado da maior bailarina Alicia Alonso.
A última vez que o festival encantou o público da ilha foi em 2018 com representantes de vinte países e volta à cena quatro anos depois, já que o evento previsto para 2020 sofreu o impacto da Covid-19 que colocou o setor em pausa cultural ao redor do mundo.
mem/lbl/hb