O Mintur reflete esta preocupação nos seus documentos e páginas web com o critério de manter uma observação permanente para agregar valores aos já apreciados pelos turistas nos destinos deste arquipélago.
Por isso, as autoridades dirigem políticas que visam promover a sustentabilidade do setor, a geração de empregos e o desenvolvimento da cultura e dos produtos locais.
A esse respeito, a especialista do Mintur, Saray Álvarez, disse à Agência Cubana de Notícias que o turismo está intimamente ligado à política ambiental em nível de país, baseada na Estratégia Ambiental Nacional e no Plano de Estado de enfrentamento às Mudanças Climáticas, conhecido como Tarefa Vida.
Para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Mintur executa seu próprio Plano de Desenvolvimento.
Este programa inclui ações como a declaração de zonas especiais para o avanço da atividade turística, com o objectivo de alcançar uma gestão sustentável e uma utilização eficiente dos recursos naturais, insistiu o responsável.
Explicou que foi também definido um conjunto de parâmetros para incentivar projetos que apoiem as atividades produtivas, a criação de emprego, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. Outra prioridade é promover a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas.
Concluiu dizendo que as ações do Mintur para o cuidado com o Meio Ambiente, um dos três pilares do turismo sustentável que Cuba defende, é validada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, órgão regulador da atividade no país.
ode/rfc/hb