Criada em 23 de agosto de 1960, desde sua constituição teve como presidente Vilma Espín (1930-2007), heroína da República.
Sua gestação ocorreu no alvorecer do triunfo revolucionário e permitiu que as mulheres da ilha tivessem um espaço próprio, onde pudessem discutir suas preocupações e fazer parte das transformações sociais, econômicas e políticas da época.
A organização celebrou 62 anos com encontros com mulheres criativas, atividades recreativas, projetos comunitários, shows e eventos esportivos.
Da mesma forma, foram preparados festivais de inovação, colóquios comunitários denominados Fidel (Castro) e a Revolução das Mulheres, e conservatórios Vilma Espín.
Por ocasião do aniversário, várias mulheres foram condecoradas esta segunda-feira pelo chefe de Estado, Miguel Díaz-Canel, e outras autoridades da ilha.
Durante o evento, a Ordem “Mariana Grajales” foi concedida a cinco mulheres, a Ordem “Ana Betancourt” a 20, e outras 10 receberam a distinção “23 de agosto”, concedida pelo Secretariado Nacional da FMC.
Todos com relevantes méritos e contribuições para o desenvolvimento e defesa da nação, bem como uma extraordinária atitude no trabalho criativo, na defesa e no estudo.
Depois de mais de seis décadas e graças ao trabalho árduo da FMC, as mulheres cubanas representam mais de 50% da presença na Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), 51% nos governos provinciais e 34% nos municípios
Isso foi reconhecido pela União Interparlamentar, que divulgou um relatório onde a ilha volta a ocupar o segundo lugar entre os cinco países que atingem a classificação de paridade de gênero no Parlamento e o segundo no mundo com a maior proporção de deputadas mulheres.
De um total de 89.214 pessoas dedicadas às atividades científicas e tecnológicas no país, 53% são mulheres, assim como 68% dos 7.750 pesquisadores categorizados no final de 2019.
As mulheres cubanas têm o próprio controle sobre seus corpos, o direito de decidir o número e o espaçamento de seus filhos, e sua expectativa de vida ultrapassa os 80 anos.
acl/mks/hb