23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China se mobilizou para garantir safras diante de seca persistente

China-Yangtse-Sequia-Calor-300x200

China se mobilizou para garantir safras diante de seca persistente

Beijing, 24 ago (Prensa Latina) Quatro ministérios chineses aceleram hoje a implementação de medidas específicas para obter uma boa colheita de outono e proteger a segurança alimentar do impacto da pior seca em décadas no país.

Os escritórios de Agricultura, Recursos Hidráulicos, Gestão de Emergências e Administração Meteorológica instaram conjuntamente a multiplicar as operações de irrigação das lavouras, abrir novas fontes de água e proceder adequadamente antes da emissão de alertas de calor extremo.

Eles pediram que as regiões assoladas pelas altas temperaturas trabalhem incansavelmente e busquem fórmulas eficazes para garantir o rendimento das lavouras de grãos, manter o desenvolvimento socioeconômico e a disponibilidade de alimentos, ao mesmo tempo em que lutam para minimizar os efeitos da falta de chuva.

Insistiram aos departamentos locais de Recursos Hidráulicos que optassem pela “gestão científica” de rios, lagos, barragens e outros depósitos do precioso líquido para satisfazer a demanda de irrigação e aos escritórios meteorológicos para apoiar a produção de chuva artificial.

As colheitas de outono representam 75% do volume anual de grãos da China, e este ano a meta é ultrapassar 650 bilhões de quilos.

Mas a meta está ameaçada porque o país vive o maior e mais intenso período de calor desde 1961 e, como consequência, está em alerta vermelho há 12 dias seguidos devido às altas temperaturas, tem dezenas de rios secos e uma redução alarmante da água de seus dois lagos principais.

A situação, também, desencadeou a demanda por eletricidade e regiões como Sichuan e Xangai recorreram à cessação da produção industrial e apagões de iluminação pública como medida de economia e para deixar o serviço para o setor residencial.

Enquanto a grande seca afeta milhões de pessoas, agricultura e sistema de energia no centro-sul da China, algumas regiões do norte permanecem vigilantes, pois chuvas torrenciais podem desencadear inundações, torrentes de montanhas e deslizamentos de terra.

Além disso, nesta quarta-feira, as províncias orientais de Guangdong, Hainan, Fujian e Zhang de Guangxi têm várias medidas de precaução ativadas diante da aproximação do tufão Ma-on, que desencadeará fortes chuvas com alto risco de inundações e deslizamentos de terra.

oda/ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES