Durante uma exposição sobre a atual emergência, a ministro destacou a necessidade de esforços humanitários e de resgate imediatos para reabilitar as populações afetadas pelas inundações em todo o país, refletiu o portal The News. O sistema de chuva das monções deslocou-se da província do Baluchistão para Sindh, onde 30 distritos desse território estão submersos.
Sindh e Baluchistão estão experimentando chuvas 395% e 379% acima da média, explicou a funcionária.
Neste momento, ambas as margens do rio Indo estão inundadas em Sindh, que é o atual epicentro da calamidade.
Abrigos são perigosamente afetados em Sindh e Baluchistão, e o mesmo fenômeno está sendo experimentado agora no sul do Punjab.
“As pessoas estão à deriva, o gado e as colheitas são danificados, em um desastre humanitário de proporções sem precedentes”, disse o senador Sherry.
Dada a magnitude da catástrofe, é impossível para as províncias ou mesmo a capital Islamabad lidar sozinhas com essa situação climática.
Rehman disse que a atual catástrofe climática no Paquistão requer uma mobilização imediata de esforços humanitários internacionais e nacionais, na forma de comida, abrigo, serviços básicos de sobrevivência, bem como esforços de resgate expandidos.
oda/abm/cm