O presidente, acompanhado pelo vice-presidente, David Choquehuanca, agradeceu a mobilização, composta por mineiros, camponeses, transportadores, sindicalistas, trabalhadores assalariados e o povo em geral, segundo a Agência Boliviana de Informação (Agencia Boliviana de Información).
Arce disse estar “muito surpreso com tanto carinho, apreço e apoio ao governo” desta marcha em defesa da democracia, “que custou a todos nós bolivianos e agora nos fortalece”.
A caminhada organizada pelas organizações sociais Pacto de Unidad e Central Obrera Boliviana, destacou, mostra também a defesa de nossos recursos e de todos os humilhados, que não querem retornar a um país de discriminação.
Segundo Arce, a manifestação popular maciça de apoio ao executivo envia uma mensagem clara aos grupos de poder no polêmico departamento de Santa Cruz, onde os líderes de direita – ele lembrou – estão promovendo ações desestabilizadoras.
Os caminhantes, muitos das províncias e regiões do interior do país, agitando bandeiras bolivianas e as tradicionais insígnias indígenas Wiphalas, receberam o incentivo e o aplauso do povo de La Paz em meio a slogans.
“Estamos aqui para mostrar que o Presidente Luis Arce Catacora não está sozinho”, disse um dos participantes da ação de apoio, que será concluída com um comício na Plaza San Francisco, no centro de La Paz.
mv/apb/bm