O Ministro da Defesa René Francis Merino Monroy enfatizou que estes resultados fornecem as ferramentas necessárias para reduzir drasticamente crimes como os homicídios.
De acordo com as estatísticas, a Polícia Nacional Civil (PNC) fechou em 24 de agosto com zero homicídios em todo o país, tornando-o o 18º dia sem mortes violentas em agosto.
Até agora agosto ameaça tornar-se o mês com menos mortes devido à violência, superado apenas em julho, que fechou com 21 mortes, com um aspecto marcante, pois vários dias foram alcançados consecutivamente, entre os dias 10 e 19.
Do total geral de 183 dias sem número de mortos, 85 foram registrados durante o regime de emergência, uma ação que foi criticada, mas que se tornou efetiva apesar dos relatos de supostas violações dos direitos humanos.
De acordo com Merino Monroy, no momento o número médio de homicídios por dia é de 0,75, e mês a mês estão diminuindo.
Tivemos semanas inteiras com zero homicídios, temos três semanas sem homicídios: de 14 a 20 de maio, outra de 16 a 23 de julho e em agosto conseguimos completar 10 dias com zero homicídios, apontou o vice-almirante.
jcm/lb/bm