De acordo com os dados, há 17 candidaturas para prefeituras e o mesmo número de candidatos a membros de juntas paroquiais, enquanto procuram prefeituras e número semelhante para vereadores.
O período de inscrições começou em 22 de agosto e vai até 20 de setembro.
Os requisitos para ser candidato incluem ser maior de 18 anos, ter todos os direitos políticos, ser natural da jurisdição onde está concorrendo ou residir ininterruptamente há pelo menos dois anos, estar inscrito no caderno eleitoral e ter votado nas disputas anteriores.
Nas eleições de 2023, acordadas em 5 de fevereiro, serão eleitos 5.660 cargos e são esperados pelo menos 90.000 indicados.
No entanto, uma semana após a abertura da fase atual, são poucas as candidaturas feitas por organizações políticas.
Os cargos em disputa são 23 prefeituras e respectivas vice-prefeituras, 221 prefeitos, 864 vereadores urbanos e 443 rurais e seus suplentes, além de 4.109 membros das Juntas Paroquiais.
Nesse mesmo dia também haverá eleições para definir os sete membros titulares e suplentes do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social, divididos em três homens e igual número de mulheres, e um representante de Povos e Nacionalidades Indígenas, Afro-equatorianos ou Montubios e equatorianos no exterior.
acl/scm/hb