A data foi marcada durante uma reunião preparatória do Bureau Político do Comitê Central da organização, liderado pelo Secretário Geral Xi Jinping.
De acordo com um comunicado oficial, o Congresso terá grande significado porque virá justamente quando o país e o Partido estiverem trabalhando na construção de um Estado socialista moderno e avançado em todos os aspectos, ou seja, seu segundo Objetivo do Centenário, a ser completado em 2049.
Irá rever o trabalho da força comunista desde o conclave anterior em 2017, suas realizações e a experiência acumulada sob o comando de Xi Jinping.
Também formulará planos e políticas para acelerar a prosperidade, elegerá novos membros da Politburo e da comissão disciplinar.
O PCC tem 4,9 milhões de organizações de base, o crescimento do número de membros em 2021 foi 3,7% superior ao do ano anterior e 15,9% superior ao número apresentado no 18º Congresso do grupo em 2012.
Durante o 19º Congresso, em outubro de 2017, alterou seus estatutos para incluir novos conceitos, reflexões e estratégias de governança com o objetivo de torná-la uma organização mais forte e avançar para a desejada revitalização socioeconômica e política do país.
A ideia do socialismo com peculiaridades chinesas foi incorporada no documento fundador do Partido como o caminho para a realização de projeções futuras.
Tal pensamento enfatiza a atualização das leis, transformando o Exército de Libertação do Povo em uma força armada de classe mundial e incentivando uma nova forma de relações internacionais que ajudará a garantir um futuro melhor para a humanidade.
Entre outros pontos, prevê ações precisas contra desafios como pobreza, poluição, riscos financeiros, desenvolvimento sustentável e corrupção, o que poderia dificultar os planos nacionais de revitalização.
mv/ymr/bm