Em conferência de imprensa nesta capital, o produtor do filme, Eduard Iloyán, salientou que o orçamento do filme está estimado em 15,1 milhões de dólares e os seus criadores solicitaram um financiamento adicional de 4,2 milhões de dólares ao Film Fund. Ele explicou que ainda não têm o capital solicitado para o financiamento desde o ano passado, precisam filmar no Cosmódromo de Baikonur no outono e chamou a atenção para os altos gastos de pós-produção que o filme exigirá.
A equipe do The Challenge viajou em 5 de outubro de 2021 a bordo da Soyuz MS-19 para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde permaneceu até 17 de outubro, data em que retornaram à Terra na Soyuz MS -18.
O diretor do filme, Klim Shipenko (38 anos), com a protagonista, Julia Peresild (37 anos), ambas russas, que treinaram por vários meses no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, nos arredores de esta capital.
A Agência Espacial Russa (Roscosmos), o Canal 1 da televisão nacional e os estúdios de produção Amarillo, negro y Blanco, são os produtores de El Desafío.
Os cineastas explicaram que o enredo do filme está relacionado à jornada e estadia de um cirurgião que deve viajar com urgência para a ISS para salvar a vida de um cosmonauta que sofre de uma doença cardíaca.
Falando aos jornalistas, Peresild chamou a atenção para o rigor do treinamento e a disciplina estrita para torná-lo em produção filme russo filmado no espaço
“Trabalhamos muito e estamos muito cansados, embora continuemos de bom humor e sorrisos. Foi psicologicamente, fisicamente e moralmente difícil, mas acho que quando atingirmos o objetivo tudo isso não parecerá tão difícil e nos lembraremos com um sorriso”, declarou.
Os cosmonautas russos Oleg Novitsky, Pyotr Dubrov e Anton Shkáplerov também participaram das filmagens do filme.
Shipenko conta em sua filmografia com Salyut-7 (2017) e Slave (2019), dois filmes de grande sucesso na Rússia.
oda/mml / fav